terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Aprender com a Biblioteca Escolar: Évora Romana

Artigos científicos, informação e ligações para a abordagem do tema em contexto de trabalho na biblioteca.

Ocupação romana em Évora

A cidade


O templo




A muralha


As termas

Foi descoberto parte dos banhos públicos de Ebora Liberalitas Iulia no subsolo do corpo velho do actual edifício dos Paços do Concelho de Évora. Identificou-se o laconicum das termas públicas. Conjunto de estruturas constituído pelo tanque central do laconicum ( com 5m de diâmetro), vestigios das suspensurae e pelas paredes laterais com exedras e diversas aberturas destinadas à circulação de ar aquecido. A sala é circular abobadada, cujo diâmetro e cerca de 9 metros, e tem no seu centro o tanque. O hypocaustum tem 1,5m de largo. Foi também identificada uma fornalha-praefurnium e uma piscina-natatio que seria ortogonal e com orientação N-S pavimentado a opus signinum.

REIS, Maria Pilar Miguel (1999) - As termas públicas de Catania e a sua inserção urbana. Alguns paralelos na lusitânia. In Actas do 2º Congresso de Arqueologia Peninsular, Zamora, 1996. Zamora : Fundación Rei Afonso Henriques.Tomo IV. p. 135145.

Escultura Romana

A coleção reunida por D. Frei Manuel do Cenáculo contempla algumas das esculturas romanas mais emblemáticas da coleção, peças que são provenientes sobretudo do baixo Alentejo e que foram por ele enquanto era bispo em Beja. O baixo-relevo da Ménade ou o Busto Feminino (proveniente de Tavira) são bons exemplos da qualidade da coleção reunida pelo prelado.

Na coleção reúnem-se ainda algumas peças provenientes da cidade de Évora, e arredores, integradas já ao longo do século XX. Destaque para a estátua de um Sátiro, encontrado nas escavações na Pousada dos Lóios, e para o Efebo em bronze, encontrado em São Manços por trabalhadores rurais, em 1974.

http://www.museudevora.pt/pt-PT/coleccoes/ (Consultado em 05.12.2017)



A necrópole


Vias romanas

http://www.viasromanas.pt/